Yinson encomenda tecnologia MAN para FPSO
A MAN Energy Solutions foi contratada pela Yinson para fornecer um total de sete trens de compressores para um navio FPSO, que será implantado na costa do Brasil.
A MAN Energy Solutions revelou que foi contratada pela Yinson para fornecer cinco trens de compressores centrífugos para produção e exportação de gás. A empresa também está fornecendo dois trens de compressores parafuso, que serão utilizados como sistemas de recuperação de gás, para o mesmo FPSO.
A empresa explicou que todos os trens compressores serão implantados no FPSO Maria Quitéria para o Projeto Integrado Parque das Baleias, localizado no campo de Jubarte , operado pela Petrobras, no norte da Bacia de Campos, a cerca de 80 quilômetros da costa de Anchieta, Espírito Santo, Brasil . O campo encontra-se em lâmina d’água de aproximadamente 1.300 metros e foi descoberto em 2001. A área do Parque das Baleias é formada pelos campos Jubarte, Baleia Anã, Cachalote, Caxaréu, Pirambú e Mangangá.
Basil Zweifel , vice-presidente sênior de vendas e gerenciamento de projetos da MAN Energy Solutions, comentou: “Assim como o FPSO Anna Nery , nosso primeiro projeto offshore conjunto de grande escala no Brasil, a MAN fornecerá a solução completa de tecnologia de compressores para o novo FPSO Maria Quitéria .”
Conforme relatado recentemente, o FPSO Anna Nery foi oficialmente nomeado durante uma cerimônia de nomeação realizada simultaneamente em Jiangsu, China e Kuala Lumpur, Malásia no mês passado.
O escopo de fornecimento do fabricante alemão sob o último contrato compreende três trens de compressores radiais tipo RB 45 como sistemas de baixa pressão e dois tipos RB 28 como sistemas de alta pressão, cada um acionado por um motor elétrico. A empresa destacou que as máquinas serão utilizadas tanto para exportação de gás quanto para aplicações de elevação de gás, a fim de maximizar a taxa de fluxo e a eficiência da produção de gás.
Além disso, os dois trens de compressores parafuso SKUEL321/CP200 serão acionados por motores elétricos e usados como unidades de recuperação de vapor. A empresa alemã diz que o gás flash resultante é pressurizado pelos compressores de parafuso e realimentado no processo em vez de ser queimado. A MAN Energy Solutions destaca que isso não apenas aumenta a eficiência da produção de gás, mas também reduz significativamente suas emissões de CO 2 .
“Conseguimos provar as capacidades de nossas soluções de tecnologia com eficiência energética, confiáveis e flexíveis nos últimos anos por meio de vários projetos de FPSO na Ásia, América Central e do Sul, bem como na África Ocidental”, acrescentou Zweifel.
O FPSO Maria Quitéria , que deverá estar pronto para operação no final de 2024, terá capacidade de produção de 100 mil barris de óleo e cinco milhões de Sm 3 de gás por dia. Este é o segundo prêmio de projeto de Yinson com a Petrobras e seu terceiro prêmio de projeto no Brasil, em linha com os planos do grupo de expandir sua presença no país.
Em maio de 2022, Yinson escolheu a Kongsberg Maritime para fornecer tecnologias elétricas e de controle para este FPSO, que operará para a Petrobras fora do Brasil, após a conclusão.