SBM Offshore e Petrobras assinam contratos para a maior unidade de produção de petróleo a operar offshore no Brasil
A fornecedora holandesa de flutuadores SBM Offshore assinou contratos com a Petrobras para o arrendamento e operação por 26,25 anos do FPSO Almirante Tamandaré, a maior unidade de produção de petróleo a operar offshore no Brasil.
Estes contratos seguem-se à assinatura da Carta de Intenções vinculativa , anunciada a 25 de fevereiro de 2021.
O FPSO Almirante Tamandaré será implantado no campo de Búzios, na Bacia de Santos, a aproximadamente 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, no Brasil. Será a sexta unidade do sistema definitivo a ser instalada no campo de Búzios e terá capacidade para processar 225 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
SBM Offshore está progredindo com o projeto e construção usando seu programa Fast4Ward . A entrega do FPSO está prevista para o segundo semestre de 2024, informou a SBM Offshore na terça-feira.
O projeto prevê a interligação de 15 poços ao FPSO, sendo 6 produtores de petróleo, 6 injetores de água e gás, 1 injetor de gás e 2 poços conversíveis, por meio de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos de produção e injeção e dutos de serviços flexíveis.
O quarto casco Fast4Ward MPF da SBM Offshore foi alocado para este projeto. De acordo com as informações anteriores, o FPSO será a maior unidade produtora de petróleo em operação offshore no Brasil e uma das maiores do mundo.