Notícias

Baker Hughes recebe pedido da Petrobras

O provedor de serviços de campos petrolíferos Baker Hughes obteve um contrato de equipamento submarino para campos petrolíferos da Petrobras como parte do plano de revitalização do campo de Marlim e Voador na Bacia de Campos, no Brasil.

A Baker Hughes disse na segunda-feira que o contrato inclui várias tecnologias-chave de seu portfólio Subsea Connect e fornecerá à Petrobras um conjunto conectado de soluções para ajudar a aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a velocidade de execução.

O provedor de serviços de campo petrolífero fornecerá até cinco sistemas de manifold de produção e injeção submarinos. Estes se beneficiam de um design leve e compacto para instalação em vasos menores e incluem sistemas de conexão hidráulica integrados e módulos de estrangulamento recuperáveis ​​para realizar a economia de custos em campo.

Os sistemas múltiplos também incluirão o sistema de conexão de grampo mecânico vertical comprovado em campo da Baker Hughes, que aumenta a eficiência da instalação.

Além dos sistemas múltiplos, a Baker Hughes fornecerá 32 módulos de controle submarinos modulares estruturados – chamados Modpods – que são alimentados pela tecnologia SemStar5 da empresa, fabricada nas instalações de Nailsea em Bristol, no Reino Unido.

“Este pedido é um exemplo importante de como o Subsea Connect está trazendo tecnologia estruturada para melhorar a segurança de execução”, disse Neil Saunders , vice-presidente executivo de Equipamentos para Campo Petrolífero da Baker Hughes.

Adyr Tourinho , vice-presidente do Brasil e Equipamentos para Campos de Petróleo para a América Latina da Baker Hughes, disse: “Este contrato é o culminar de nosso compromisso plurianual com a Petrobras e se baseia em nossa história de fornecimento de sistemas de produção submarinos para projetos em águas profundas no Brasil” .

Baker Hughes também disse que o contrato incluirá uma equipe global de especialistas entregando os sistemas de manifold de produção e injeção submarinos, módulos de controle submarinos, sistemas de conexão submarinos e suporte de instalação em campo.

Os sistemas múltiplos serão fabricados, testados e montados nas instalações do Centro de Excelência da Baker Hughes em Jandira, Brasil.

A Petrobras também fechou recentemente um contrato submarino com a TechnipFMC para o fornecimento de manifolds para os campos de Marlim e Voador.

Pelo contrato, a TechnipFMC fornecerá até oito manifolds para produção e injeção, utilizando o controlador de válvula robótica (RVC) totalmente elétrico. O contrato também inclui ferramentas, peças sobressalentes e serviços associados.

Os campos de Marlim e Voador ocupam uma área de 339,3 quilômetros quadrados e estão localizados em águas profundas, a cerca de 150 quilômetros do litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

O projeto de revitalização de Marlim e Vorador envolve a substituição de todas as plataformas existentes por dois novos FPSOs.

O primeiro óleo da revitalização está estimado para 2023, com patamar previsto para 2025.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?