Notícias

PetroRio segue em frente com desenvolvimento de campo fora do Brasil

A PetroRio deu os passos necessários para avançar com o desenvolvimento do campo de Wahoo – localizado na costa do Brasil – ao apresentar um plano de desenvolvimento à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A PetroRio informou na semana passada que a declaração de comercialidade da descoberta de Wahoo e o plano de desenvolvimento em operação exclusiva foram cumpridos com a ANP.

A descoberta de Wahoo está localizada no Bloco CM-101, e tem 126 milhões de barris de óleo recuperáveis ​​(1C), de acordo com a certificação de reserva emitida em 1º de janeiro de 2021 pela D&M.

Para lembrar, a empresa assinou um acordo com a TotalEnergies para a aquisição de uma participação de  28,6 por cento  no bloco BM-C-30 em março deste ano e a  aquisição da participação no campo de Wahoo  foi concluída em julho.

Portanto, após a aquisição, a PetroRio detém uma participação de 64,3 por cento na Wahoo, uma vez que comprou uma participação  inicial de 35,7 por cento  no campo da BP em novembro de 2020.

A PetroRio planeja criar um segundo cluster de produção por meio do tieback entre Wahoo e o campo de Frade, em linha com a estratégia de otimização operacional dos ativos. Vale lembrar que a PetroRio é dona do campo do Frade . Ela comprou uma participação de 30 por cento neste campo da Petrobras em janeiro de 2021 e  51,74 por cento de participação da Chevron  em 2019.

O projeto da base Wahoo cobre a perfuração de quatro poços produtores e dois poços injetores e o tieback entre os poços e o FPSO Frade. Para este fim, a PetroRio contratou em julho de 2021 a sonda semissubmersível Norbe VI da  Ocyan Drilling para a campanha de revitalização do campo de Frade e desenvolvimento do campo de Wahoo. Com base no cronograma fornecido anteriormente, o contrato está programado para começar em março de 2022.

O capex esperado do projeto é composto de $ 300 milhões para o tieback, $ 360 milhões para perfuração de poços, $ 100 milhões para equipamentos submarinos e $ 40 milhões para ajustes no FPSO Frade e outros itens. Espera-se que o primeiro óleo de Wahoo aconteça no início de 2024.

Vale ressaltar também que a PetroRio  concluiu o desempate  entre os  campos de Polvo e  Tubarão Martelo em julho deste ano para a criação de seu primeiro cluster.

Em outubro, a empresa iniciou a produção de outro poço no campo de Tubarão Martelo offshore no Brasil, como parte de sua estratégia de revitalizar e estender a vida do cluster.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?